[Homem melhor #6] Mudar o ambiente de trabalho

Já que vou ficar aqui de 8 a 10 horas do meu dia, por que não modifica-lo?

 

Aspecto #6: Transforme seu local de trabalho em um espaço de treinamento

Esse aspecto tem a ver com aquela velha idéia, senhor Myagui, de que qualquer lugar pode se transformar em um local de treinamento. Tirar o casaco, encerar o chão, imaginar como subir em fachadas de prédio, você pode treinar mental ou fisicamente o tempo todo, como aquela cena do “menina de ouro” (milion dollar baby) onde ela treina o jogo de pés enquanto serve mesas.

O foco do texto é o trabalho, mas na real ele fala sobre mindsets, que são estruturas mentais que nos fazem enxergar, analisar e reagir a determinadas situações de maneira específica.

No meu ramo de trabalho (e suponho que na maioria dos outros) existe uma cadeia de pressão: O dono da empresa cobra o diretor comercial, que cobra a equipe de engenharia, que cobra a equipe de arquitetura, que cobra o direto comercial, que cobra o engenheiro da obra, que cobra o estagiário, que cobra o mestre de obra, que cobra o engenheiro da obra, que cobra…

Já vinha tentando quebrar esse ciclo, mas ser a válvula de escape desse sistema gigante é muito difícil e não sei muito bem como faze-lo. Apertar outras pessoas quando você é apertado é o padrão. Nunca tinha percebido o quão real é isso até quinta passada (25/02) que, voltando de Brasília, fui cobrado por três pessoas diferentes em 5 assuntos diferentes e não pude/quis apertar ninguém. A mania de querer abraçar o mundo e a fama de “resolvedor” me deixou com a atenção dividida entre vários tópicos, não conseguindo realizar nenhum a prazo (um deles eu nem estava sabendo, na verdade).

Por fim ele deixa a seguinte pergunta “quais atitudes internas e visões de mundo você poderia cultivar para que sua empresa se torne um local de crescimento humano?” e a sugestão de aplicar sua resposta durante dez dias.

Minha resposta é:1- ter mais paciência, no geral;

2- Colocar em uma linguagem menos nociva as ordens que preciso repassar (se não quebrar a cadeia, pelo menos diminuo sua intensidade);

3- Explicar os motivos das ordens, quando possível;

4- Não abraçar todos os problemas do trabalho, afinal isso divide minha atenção entre as muitas tarefas e me faz não parar pra ouvir direito as pessoas;

Veremos.

Leave a comment